terça-feira, 23 de junho de 2009

Passion SPFW

O melhor da SPFW? Eu poderia falar sobre as trilhas sonoras de alguns desfiles, como Maria Bonita que apostou em toda a doçura de Cartola, o desfile de André Lima que foi embalado pela voz da minha musa maior, Maria Bethânia ou Isabela Capeto que acertou em cheio meu coração com Reckoner, do Radiohead. Poderia falar sobre o espetáculo que Samuel Cirnansck realizou na passarela, com sua coleção elegante e repleta de cocktail dresses, inspirada em Cuba dos anos 40 - um glamour só. Poderia falar também de Alexandre Herchcovitch. Quem me conhece sabe que eu sou louca pela simetria e cortes perfeitos dele. A criação de Maria Garcia? Ou o desfile da Cavalera em pleno Minhocão de São Paulo, com tema "São Paulo é minha praia"? Poderia dizer que o tema 'Passion' em comemoração ao ano da França no Brasil, inspirou muitas criações incríveis, vistas em toda Bienal, seja em camisetas que imitavam antigos corselets, seja em exposições de moda francesa abertas a todo público.

Mas o melhor da SPFW foi além tendências de moda. Havia um lounge no meio de tantos outros que dizia que a tendência para as próximas estações é a conexão. Eles acreditam que a conexão é multidimensional, flexível e totalmente relevante para qualquer reflexão, seja de design, seja de relações humanas. O lounge WGSN que levou a assinatura do arquiteto Marcelo Rosenbaum, não teve apenas a ambientação como foco principal. Marcelo criou um espaço para desenvolver ações de conteúdo relacionadas à conectividade, com tema "Conectar é Mobilizar". Onde eu quero chegar: A empresa WGSN, o Shopping Iguatemi e Marcelo Rosenbaum se juntaram ao Instituto Elos para mobilização de pessoas em todos os lugares do mundo. O Instituto Elos é uma entidade sem fins lucrativos que recruta jovens do mundo inteiro que queiram, juntos, trabalhar pela construção de um mundo melhor, e mais bonito também. Daí a ligação com a moda, e respectivamente com a SPFW. O Instituto monta um case de revitalização, urbanização, construção, entre outros, em uma determinada cidade, e todas as pessoas interessadas, além da própria comunidade local, podem ajudar de todas as formas possíveis: seja criando os bancos da praça que será reurbanizada, seja viajando com a trupe para botar a mão na massa, seja divulgando em redes sociais, como estou fazendo aqui. Trata-se de uma construção de forma cooperativa, uma conexão entre jovens do mundo inteiro, jovens do bem.

Para entender melhor, não deixe de ver:



http://www.institutoelosbr.org.br/portal/index.php

Os guerreiros sem armas estão se preparando para a próxima missão: reurbanização das áreas atingidas pela chuva em Santa Catarina. Você pode ajudar com o que você tem de melhor. Essa é a proposta desta belíssima ação social.

Nenhum comentário: